segunda-feira, 14 de julho de 2014

26ª Festa Nacional do Pinhão de Lages/SC

A Festa Nacional do Pinhão é um evento gastronômico e cultural realizado na cidade de Lages/SC que com o tempo, se tornou um evento indispensável no calendário turístico de Santa Catarina. O que era apenas uma manifestação da cultura lageana ganhou destaque nacional que atrai todos os anos mais de 350 mil pessoas, a maioria turistas brasileiros e estrangeiros. Além da gastronomia, destaca-se pelo grandioso calendário cultural com inúmeros shows de artistas e bandas locais, regionais e nacionais.
Este ano, tivemos o privilégio de estar na organização dos camarins desta grande festa que aconteceu entre os dias 13 e 22 de junho de 2014. O evento começava na sexta-feira, 13, mas chegamos já na terça-feira, 10, para cuidar de todos os detalhes. Foram dias intensos de muito trabalho, mas também de muitas alegrias, ao total foram 23 shows, 46 camarins produzidos em 10 dias de evento, 200 horas trabalhadas e 40 horas dormidas... é mole? 
Neste evento tivemos nossa sala staff, que servia de apoio e estoque de abastecimentos e materiais e também foi o cantinho para o pessoal da produção se proteger do frio e ter alguns minutos de descaço. O frio foi o nosso maior desafio, pois como moramos no litoral não estávamos mais acostumadas com temperaturas tão baixas. Embora sendo gaúchas não tínhamos presenciado frio tão intenso e tivemos que utilizar bastante roupas e acessórios quentinhos para vencê-lo.
As estruturas dos camarins eram de octanorm nos tamanhos de 4X3, mobiliados com sofás, poltronas, espelhos, mesas bistrôs, mesas de buffet, geladeiras, micro-ondas, fornos elétricos, louça, utensílios e ainda banheiro em cada camarim para dar mais conforto e comodidade para artistas e suas equipes. Para decoração utilizamos flor-da-fortuna, pinhas e pinhão para lembrar a festa. Podemos dizer que cada dia foi uma história diferente, pois cada artista tem suas particularidade que exigiam mudar o mobiliário conforme o estilo da banda e quantidade de pessoas e ainda itens trazidos pelo próprio artista foram inseridos a decoração dos camarins, tais como: as mangueiras luminosas trazidas pelo NX0, as cortinas personalizadas do Gustavo Lima, equipamentos de som do Luan Santana, Reação em cadeia, NX0 e Jota Quest, as penteadeiras de Luan Santana e Paula Fernandes, Roupeiro de Paula Fernandes, Luz cênica e projetor do Jota Quest, Cafeteira expressa do Skank, tapetes personalizados do Luan Santana, Gustavo Lima, banners de parede para fotos que quase todos trouxeram entre outros itens.
Chegávamos pela parte da manhã e passamos o dia no local do evento cuidando de todos os detalhes, mudando a disposição dos móveis, trocando de sala quando precisava, ambientando, refazendo a decoração, abastecendo as exigências e montando as mesas com todos os utensílios, louças e acessórios para as refeições de cada artista e equipes. Neste evento tivemos muitos pedidos de última hora, pois como estava muito frio alguns artistas não estavam acostumado com essa temperatura e solicitavam o quentão, uma bebida quente muito típica da festa, chá ou ainda pediam para repor o chocolate quente. Também em nossa sala tínhamos sempre o pinhão cozido e quentinho para oferecer aos artistas e suas equipes, que por sinal foi o top of mind do backstage entre artistas, equipes técnicas e nossa equipe de trabalho. Alguns artistas chegando ao local e se familiarizando com a temperatura e a festa, pediam para provar os pratos típicos contendo o pinhão como: entrevero, paçoca de pinhão, escondidinho de entrevero além é claro do tradicional pinhão cozido.
Para nós da Ind.CE foi um prazer trabalhar neste grande evento. Ficamos muito felizes e honradas em a Gaby Produções acreditar e confiar em nosso trabalho, aproveitamos para parabenizar aos seus proprietário Beto Ody e Guilhermo Ody pelo profissionalismo e organização e pelo carinho com que nos receberam. Agradecemos aos queridos produtores e demais profissionais que direta ou indiretamente trabalharam conosco neste grande evento, cada um foi de extrema importância para o sucesso com que todo o trabalho se desenrolou. Um especial agradecimento ao responsável pelo bar do Backstage que nos ajudou em vários momentos sempre muito querido e prestativo. Um muito obrigado a nossa querida baixinha, que simplesmente foi demais, nossa querida assessora nesse evento que estava sempre pronta a ajudar no que era necessário. Também nossos mais sinceros agradecimentos a empresa Invenciones, responsável pelo mobiliário dos camarins e que se mostrou sempre muito prestativa. Foi um trabalho onde podemos rever amigos, fazer novos e aprender muito como essa experiência maravilhosa. Agradecemos também a cada equipe de cada artista que fizeram grandes shows e que nos receberam com o maior carinho e respeito.
Veja mais em making off