terça-feira, 20 de novembro de 2018

Arrancadão de Canoas Artesanais de Balneário Camboriú/SC

Falar desse projeto é falar de cultura local, de aprendizado, de novos amigos, de grandes idealizadores e empreendedores!!! Um projeto sobre a cultura da pesca artesanal da tainha, que é a característica da identidade cultural de todo o litoral de Santa Catarina e patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina. Uma proposta que tivemos a oportunidade de assessorar na elaboração e foi aprovada junto a LIC – Lei de Incentivo a Cultura de Balneário Camboriú.
Estivemos junto na elaboração de todo projeto, na execução e na prestação de contas assessorando o proponente para que tudo saísse da melhor maneira para entregar ao município, moradores e turista um evento de qualidade e que deixasse um legado para todos que tiveram a oportunidade de participar. Fizemos vistas as escolas do município mostrando a importância de manter viva a cultura da pesca artesanal da tainha. A pesca artesanal da tainha é patrimônio imaterial do estado, segundo a Lei Estadual 15922 de 06 de dezembro 2012, que “declara integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina, a PESCA ARTESANAL DA TAINHA”. 

O evento do 2º Arrancadão de Canoas Artesanais de Balneário Camboriú, que aconteceu nos dias 4 e 5 de Agosto em dois pontos da cidade. Na Barra Sul da praia central onde ocorreram as provas: arremesso de tarrafa, cabo de guerra, a prova principal o arrancadão de canoas e na Praça do Pescador no Bairro da Barra onde aconteceu mais algumas provas como o verso por equipe, domino e futebol, as apresentações culturais além de uma gastronomia a base de tainha feitas pelos próprios idealizadores. A feira dos artesões da cidade enriqueceu ainda mais o evento com gastronomia e artesanato local. Também no evento tivemos uma RÉPLICA DO RANCHO DE PESCA para que os visitantes pudessem vivenciar a cultura da pesca mais de perto.

Esse projeto teve patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura(LIC), Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Prefeitura de Balneário Camboriú. Foi uma experiência enriquecedora, de grande aprendizado e de muito trabalho. Foram 10 meses entre elaboração, execução e prestação de contas do projeto mas o sentimento que fica é de gratidão . Gratidão a Lei de Incentivo à Cultural de Balneário Camboriú, que é um mecanismo que possibilita fomentar, disseminar e preservar a cultura local. Gratidão aos idealizadores do evento (Ronan Pinheiro, Joabe Linhares, Laercio Demetrio, Edson Faustino e Jedielson) que acreditaram em nosso trabalho. Gratidão a todas as empresas prestadoras de serviço, apoiadores, aos artistas que abrilhantaram esse evento, aos pescadores e a toda comunidade que se fez presente no evento.

Veja um pouco do trabalho em making off
Click aqui e veja o álbum completo no facebook