quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Desfile “Tradições do Natal” emociona o público em Gaspar

Alguns dos principais personagens tradicionais do Natal no Vale do Itajaí emocionaram o público do desfile “Tradições do Natal”, na noite de sexta, em Gaspar. A parada trouxe para rua Aristiliano Ramos elfos, lanterneiras, Reis Magos, doceiras de Natal, Banda Noel, São Nicolau e até o Pelzickel (figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães) para contar a história da data mais linda do ano.
As calçadas ficaram lotadas por famílias e crianças encantadas com as fantasias e os carros alegóricos. Na avenida, o público acompanhou todo o simbolismo natalino, enquanto aplaudiam a passagem dos personagens que representam a essência da data no Vale do Itajaí.

O Pelznickel, um dos destaques da noite, dividiu a atenção de crianças e adultos com o “bom velhinho”. Adailton Klann, vice-presidente da Sociedade do Pelznickel, de Guabiruba, conta que entrou na avenida para levar emoção à população de Gaspar. A tradição existe há mais de 150 anos em Guabiruba, mas foi resgatada a partir de 2005, quanto foi transformada em sociedade. O funcionário público Carlos Roberto Couto Junior, que desfilou como ajudante de São Nicolau pela primeira vez em um desfile de Natal, conta que se emocionou ao ser convidado para participar da programação. “Nunca imaginei participar de um desfile de Natal”, disse. A decoração e programação especial do município conferiram um novo brilho às ruas da cidade.

Programação:


Entre os destaques da programação do Natal de Gaspar está a Praça de Natal, um espaço cenográfico criado na Praça Getúlio Vargas e destinado a apresentações culturais, com visitação aberta a moradores e turistas. No local, o público conta com atrações como a Casa do Papai Noel e o Presépio representando São José, Santa Maria, o menino Jesus, os três reis magos, além dos animais (vaca, jumento e ovelha).
Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O Natal de Gaspar tem tradução simultânea em libras para portadores de deficiência auditiva, sob o comando da tradutora Grasiely Brambilla. O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus.


Texto: Buriti Jornalistas e Associados.
Fotos: Guilherme Spengler e Michel Amilton
Veja a programação completa:

https://www.gaspar.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/524006/codMapaItem/20033

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Desfile “Tradições do Natal” leva a essência do Vale do Itajaí a Gaspar nesta sexta

Personagens que representam a tradição do Natal no Vale “invadem” a rua Coronel Aristiliano Ramos a partir das 20h30
Elfos, lanterneiras, Reis Magos, doceiras de Natal, Banda Noel, São Nicolau e até o Pelzickel (figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães) vão “invadir” a rua Coronel Aristiliano Ramos nesta sexta, dia 14 de dezembro, para o grande desfile “Tradições do Natal” de Gaspar. Os personagens representam a essência da data no Vale do Itajaí, em um espetáculo que promete levar moradores e visitantes para a principal rua comercial da cidade.
O desfile, com início às 20h30, será aberto por elfos, seguido pelo carro “Bela Bike”, uma charrete motorizada, caracterizada com decoração natalina, iluminada e sonorizada, com a presença do prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, e sua família, além de rainha e princesas da Expogaspar. Em seguida, vem as doceiras de Natal, um bloco de senhoras que representam a tradição herdada dos colonizadores de produzir doces, bolachas de Natal e panetones caseiros nesta época do ano.
São Nicolau, personagem herdado da colonização alemã do Vale do Itajaí, vem logo após. Diferente do Papai Noel, Nikolaus viaja de burro no meio da noite do dia 6 de dezembro e deixa presentinhos como moedas, chocolates, laranjas e brinquedos nos sapatos das boas crianças. São Nicolau também visita os pequenos em escolas ou em casa e, em troca de doces ou presentes, cada criança deve recitar um poema, cantar uma música ou fazer um desenho.
O Pelznickel é outro destaque do desfile de Natal de Gaspar. Também conhecido como o Papai Noel do Mato, o Pelznickel, é um ajudante de São Nicolau que, no entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata onde mora para invadir as ruas da cidade. Coberto de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, ele tem chifres e máscaras assustadoras, além de carregar correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. O intuito é recompensar aqueles que foram bonzinhos, bem como amedrontar e cobrar obediência daqueles que andaram aprontando ao longo do ano.
O carro dos sonhos e desejos de Natal de crianças e adultos, no entanto, é o trenó do Papai Noel. Nas diversas alas, será possível ver também a alegria dos Reis Magos, Maria e José, carro alegórico da Noite de Natal, Mamães Noel e duendes.

Praça do Natal

Na Praça de Natal, um espaço cenográfico criado na Praça Getúlio Vargas e destinado a apresentações culturais, com visitação aberta a moradores e turistas, o público conta com atrações como a Casa do Papai Noel e o Presépio representando São José, Santa Maria, o menino Jesus, os três reis magos, além dos animais (vaca, jumento e ovelha).
Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O Natal de Gaspar tem tradução simultânea em libras para portadores de deficiência auditiva, sob o comando da tradutora Grasiely Brambilla. O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus.

Texto:Buriti Jornalistas e Associados
Fotos Prefeitura de Gaspar

domingo, 9 de dezembro de 2018

Papai Noel encanta público de Gaspar em bike iluminada

Quando as bikes surgiram no início da rua Coronel Aristilliano Ramos, no centro de Gaspar, as crianças já aglomeravam-se ansiosas em frente à Praça de Natal. A magia em torno da chegada do principal personagem do final de ano ganhou novamente ares de sustentabilidade no município. Papai Noel veio pedalando uma bicicleta toda iluminada, acompanhado por duendes e ciclistas de várias idades e gerações.
Simbolicamente, o bom velhinho recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Kleber Edson Wan-Dall. Em seguida, foi para a Casa do Papai Noel, especialmente construída na Praça de Natal para receber o público da cidade até o dia 24 de dezembro, sempre das XX às XX. “Este Natal foi feito para vocês. Curtam o clima de magia e encantamento que toma conta de Gaspar nesta época do ano”, resumiu o prefeito.
A Praça de Natal é um espaço cenográfico criado na Praça Getúlio Vargas e destinado a apresentações culturais, com visitação aberta a moradores e turistas. Além da Casa do Papai Noel, o local conta ainda com um presépio representando São José, Santa Maria e o menino Jesus, além dos animais (vaca, jumento e ovelha). Robson Fassão e Rosângela Antunes trouxeram o pequeno Kauê, de 5 anos, para ver a chegada do Papai Noel. “O evento foi lindo, o espírito natalino está muito bem representado em Gaspar”, elogiou o morador.

O Natal de Gaspar tem tradução simultânea em libras para portadores de deficiência auditiva, sob o comando da tradutora Grasiely Brambilla. Para Mailon dos Santos, 17 anos, e Douglas Alexandre de Andrade, 29 anos, que acompanharam a solenidade de abertura da Praça de Natal com a ajuda de Grasiely, o serviço de tradução simultânea é fundamental. “A maioria dos eventos não dispõe desta facilidade. Ficamos muito felizes porque entendemos tudo o que está sendo falado na mesma hora” , observa Mailon. A próxima grande atração de Gaspar será o desfile “Tradições de Natal”, no dia 14 de dezembro (sexta). A parada, com início às 20h na rua Coronel Aristiliano Ramos, contará com a participação de duendes, elfos, São Nicolau, Pelznickel (figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães), Banda Noel, lanterneiras, Reis Magos, entre outros personagens típicos do Natal. 
Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus. 

Texto: Buriti Jornalistas e Associados.
Fotos: Guilherme Spengler e Luis Carlos K. Filho
Veja a programação completa:

https://www.gaspar.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/524006/codMapaItem/20033

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Natal de Gaspar – Natal da Nossa Gente e Ritmos de Natal.

As Festividades Natalinas em Gaspar estão acontecendo no centro e nos bairros da cidade, confira onde já aconteceu o evento Natal da Nossa Gente. 


Natal da Nossa Gente - Distrito do Belchior - A primeira ação do Natal da Nossa Gente aconteceu no sábado, dia 24 de novembro, com a chegada do Papai Noel e apresentação de coral na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Distrito Belchior. 


Ritmos de Natal - A Prefeitura de Gaspar através da Diretora de Cultura promoveu na noite do dia 29 de novembro 2018, mais uma edição do Ritmos de Natal. O evento já consolidado na cidade iniciou às 20h, e trouxe coreografias, apresentações musicais e declamações de poesia. As apresentações foram realizadas pelas escolas municipais, estaduais e pela Uniasselvi. O Ritmos de Natal faz parte da programação do Natal de Gaspar que acontece até o dia 24 de dezembro. 

Natal da Nossa Gente - Bairro Gasparinho. No dia 01 de dezembro aconteceu mais um evento do Natal da Nossa Gente na Capela Santo Antônio, com apresentações culturais, corais, artesanato e a chegada do Papai Noel. 
Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus.

Fotos: Guilherme Spengler
Fonte: Prefeitura de Gaspar
Veja Programação completa em:
https://www.gaspar.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/524006/codMapaItem/20033

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Gaspar abre Praça de Natal e recepciona Papai Noel

Duas atrações para emocionar e mexer com os sentimentos vão dar mais brilho à programação de Natal, em Gaspar, no Vale do Itajaí, durante esta semana. Na quarta-feira, dia 5, será realizada a abertura da Praça de Natal a partir das 18h30. Já na quinta, dia 6, o Papai Noel dá às boas vindas ao Natal da cidade às 20h30, em meio a um grande desfile ciclístico em que o próprio “bom velhinho” é o ciclista principal.
A Praça de Natal é um espaço cenográfico criado na Praça Getúlio Vargas e destinado a apresentações culturais, com visitação aberta a moradores e turistas. O local contará com  um grande presépio representando São José, Santa Maria e o menino Jesus, além dos animais (vaca, jumento e ovelha).
A praça também contará com iluminação cenográfica e uma casa do Papai Noel. “A casa foi ambientada internamente com mobiliário e trono do Papai Noel para receber crianças. Vai ser uma atração para toda a família”, destaca o diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Gaspar, Norberto Mete. A atração ainda terá ajardinamento, pinheiros naturais e canteiros de flores.
A chegada do Papai Noel
A chegada do principal anfitrião do Natal, no dia 6 de dezembro, será em meio a um desfile ciclístico em que o próprio Papai Noel virá pedalando. O desfile – com cerca de um quilômetro de extensão – será na Avenida Aristiliano  Ramos, uma das principais artérias do município. “Como uma das medidas para amenizar o impacto ambiental, a cidade vem investindo em ações que visem o resgate do uso da bicicleta como meio de transporte e o Papai Noel vai entrar nesta campanha”, diz o prefeito Kleber Edson Wan-Dall. 
Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus.

AGENDA
Abertura da Praça de Natal
Data: 05 de dezembro (quarta)
Horário: A partir das 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas

Chegada do Papai Noel – Desfile Ciclístico
Data: 06 de dezembro (quinta)
Horário: 20h30
Local: Praça de Natal (Praça Getúlio Vargas)

Fotos: Prefeitura de Gaspar
Texto: Buriti Jornalistas Associados

domingo, 2 de dezembro de 2018

Coral emociona o público durante a abertura do “Natal de Gaspar”


No dia 05 de dezembro a programação conta com a abertura da Praça de Natal. Evento acontece na praça Getúlio Vargas.



O som de 22 corais se transformou em uma única voz e preencheu a noite de domingo (25), nas escadarias da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Um grande coro abriu oficialmente o "Natal de Gaspar" em um espetáculo cheio de emoção, junto com a Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de Jaraguá do Sul, coordenada pela maestrina Denise Mohr. Na plateia, pessoas de todas as idades lotaram as ruas em frente à Igreja que, comovidas, apreciaram a apresentação.

O coral apresentou músicas clássicas natalinas, músicas populares e também eruditas. A noite contou ainda com a participação de solistas, que levantaram o público, e bailarinos que dançaram ao som da valsa. Segundo o diretor de turismo da Prefeitura de Gaspar, Norberto Mette, a abertura do evento é uma marca diferenciada do município, devido ao belo visual que a cidade proporciona.

"Estamos mobilizando uma grande equipe para o Natal da cidade, que conta com uma programação muito mais ampla do que nos últimos anos". Ainda de acordo com ele, esta é a primeira vez que Gaspar utiliza a Lei de Incentivo à Cultura, por esta razão o cronograma está completo e cheio de atrações. A noite de abertura foi encerrada com uma queima de fogos.

A dona de casa Crislei Sansão, moradora do bairro Gasparinho, trouxe o marido e o filho para assistirem à abertura. Para ela, o coral foi emocionante e os moradores devem prestigiar eventos desta categoria. "Foi maravilhoso, gosto de música clássica e erudita e nem sempre temos acesso, por isso temos que aproveitar. O Natal é uma época que mexe com a gente, é tempo de se doar aos outros, de amor", completa. Crislei ainda garante que pretende participar das próximas atrações agendadas pela prefeitura.

Além da apresentação do coral, o cronograma segue com atrações variadas por exatamente um mês. Até a véspera de Natal, a cidade traz eventos que prometem encantar moradores e turistas e que ajudam transformar o Vale do Itajaí em uma referência turística nesta época do ano. A cenografia nos espaços onde ocorrem as apresentações culturais também é espetáculo à parte, com uma iluminação especial de Natal pelas principais vias.

De acordo com o diretor de turismo, no dia 05 de dezembro acontece a abertura da Praça de Natal. O evento acontece na praça Getúlio Vargas, a partir das 18h30min, e conta com apresentações de coral e uma cantata de Natal. Já no dia 6 de dezembro, a cidade inaugura a Casa do Papai Noel. Neste dia, o principal personagem da data chegará à Praça de Natal durante o desfile ciclístico que promete movimentar o centro de Gaspar. Paralelamente, até o dia 24 de dezembro, shows e apresentações variadas acontecem em diferentes bairros da cidade.
Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus.


Texto: Buriti jornalistas e Associados.
Fotos: Guilherme Spengler e Luis Carlos K. Filho
Veja a programação completa:
https://www.gaspar.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/524006/codMapaItem/20033