terça-feira, 18 de abril de 2023

Natal Encanto Itajaí 2021 e 2022

Em 2021 e 2022 estivemos assessondo a Fundação Cultural de Itajaí na elaboração e captação de recursos de projetos culturais em destaque o projeto Natal Encanto Itajaí. 

Os projetos são aprovados na lei federal de incentivo a cultual e os recursos são captados junto a empresas.

Em 2022 além de captarmos recursos via lei de incentivo fiscal também fizemos captação de patrocínio de verba direta.

Esse é um evento já tradicional na cidade, ele conta com diversas atrações.

A população de Itajaí e os turistas puderam contemplar o espetáculo com o Grande Coro de Natal, acompanhado por orquestra e cenários de projeção mapeada na fachada da Igreja Matriz.

Todos os dias na Rua Coberta, localizada na praça Arno Bauer, entre o Museu Histórico e a Casa da Cultura, ocorreram apresentações musicais de grupos locais, feira de artesanato e festival de Food Trucks . Papai Noel e sua charanga levaram alegria em 8 noites de espetáculos, percorrendo as principais ruas de Itajaí.

O Caminhão do Papai Noel percorreu 23 bairros da cidade, durante 6 noites de apresentações, entre os O desfile de Natal contou com 12 alas, 5 destaques e 5 carros alegóricos, com saída do Marco Zero e encerramento em frente ao Museu Histórico de Itajaí. O Bonde do Terno de Reis realizou 7 apresentações.

O projeto teve o apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo por meio da Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

Cantu Store, Havan, Fort Atacadista, Wega, BSC, Giassi, Rech e Bradesco foram as empresas que tornaram possível propiciar a população de Itajaí, momentos de extrema felicidade, de confraternização e principalmente de celebração pela vida e pela família.

Programação:

Grande Coro e Orquestra:

As vozes do Grande Coro de Natal ecoaram na frente da Igreja Matriz iluminada, com o acompanhamento da Orquestra regida pelo Maestro Normélio Pedro Weber, que deu o tom para essa apresentação - que já tem seu lugar cativo na programação do Natal EnCanto em Itajaí. Composto por artistas locais, de diversos corais da região, o Grande Coro é uma oportunidade para cantores e cantoras catarinenses mostrarem o seu talento, entoando as canções que representam o espírito dessa data tão importante. O espetáculo ficou ainda mais emocionante com as projeções mapeadas na fachada da Igreja Matriz, compondo esse cenário encantador.

Projeção Mapeada

Uma narrativa visual natalina projetada em um dos mais importantes pontos da cidade: a Igreja Matriz. A edificação, de grande valor histórico e cultural para a cidade, foi o anteparo perfeito para a projeção de imagens que interagem com a sua arquitetura, proporcionando uma experiência única, que surpreende turistas e moradores a cada ano.


Charanga do Papai Noel

O cortejo com Papai Noel e seus ajudantes animaram a festa do Natal EnCanto de Itajaí, passando pelas ruas Hercílio Luz, Estefano José Vanolli, Tijucas e pela Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio). Com muita música e alegria, Papai Noel - na sua Charanga - mobilizou muitas pessoas pelas ruas da cidade, espalhando uma mensagem de amor, esperança e felicidade pelo reencontro presencial.

Rua Coberta

Um espaço de encontro e celebração bem no centro urbano, ao lado do Palácio Marcos Konder, essa foi a proposta da Rua Coberta no Natal EnCanto. Oferecendo um panorama do artesanato e da gastronomia típica, proporcionando uma experiência completa para visitantes e moradores - além de beneficiar a economia e o comércio local.


Desfile de Natal

O desfile do Natal EnCanto  contou com 12 alas, 5 destaques e 5 carros alegóricos, com saída do Marco Zero e encerramento em frente ao Museu Histórico de Itajaí. O enredo do desfile trouxe elementos das tradições de Natal, como, por exemplo, alas de anjos, Reis Magos, brinquedos de infância, bailarinas, doces e bolachas de Natal, duendes, Mamães Noéis, árvores natalinas, entre outros. Houve destaque de alas com artistas circenses e, ainda, o carro mais esperado por todos, o do Papai Noel. A coordenação do desfile foi de Graziela Pereira e cerca de 230 artistas e trabalhadores da cultura itajaiense participaram da atração.


Caminhão do Papai Noel

Durante seis noites, o palco móvel percorreu 23 bairros da cidade, levando a visita do Papai Noel e muitas atrações para toda a família.

Os bairros contemplados foram Dom Bosco, Carvalho, Ressacada, Nossa Senhora das Graças, São Judas, Portal I e II, Espinheiros, São Roque, Santa Regina, Cordeiros, Costa Cavalante, Murta, São Vicente, Cidade Nova, Vila Operária, Barra do Rio, Imaruí, Itaipava, Paciência, Brilhante, KM 12 e Limoeiro.

Agradecemos imensamente a Prefeitura de Itajaí, a Fundação Cultural de Itajaí e toda equipe pelo profissionalismo, carinho, respeito que nos receberam e  pela oportunidade de participar desse grande projeto. 

Em especial um agradecimento ao superintendente da Fundação Cultural Normélio Pedro Weber e ao diretor administrativo Vanderlei Lazzarotti. 

Foi um evento de energia muito elevada e nos deixou muito feliz poder fazer parte da produção. Gratidão.

Fotos Crédito: Indce e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itajaí.